sábado, 23 de janeiro de 2010

A SÍNCOPE FAZENDO A DIFERENÇA NO SAMBA

Ernani Maller

A síncope (também chamada de sincopa) é um diferencial do samba em relação a outros ritmos, ela causa a “descontinuação” da seqüência rítmica, rompe com a constância. E acontece, quando se desloca a acentuação, ou seja, uma nota que normalmente soaria em um tempo fraco é acentuada soando forte, provocando assim uma sensação de algo inesperado. Muniz Sodré em “Samba o dono do corpo” diz: “A síncope é uma alteração rítmica que consiste no prolongamento de um som de um tempo fraco num tempo forte” (1998, p.25). O uso da sincopa para Sodré também foi uma forma de resistência: “Era uma tática de falsa submissão: o negro acatava o sistema tonal europeu, mas ao mesmo tempo desestabilizava, ritmicamente, através da síncopa ...” (Sodré 1998, p.25).

A aparição da síncope em ritmos como o samba e o jazz é reconhecidamente derivada dos ritmos africanos. “A presença da [síncope] nas Modinhas Anônimas do Brasil demonstram que, possivelmente, o Brasil foi a primeira colônia do Novo Mundo a desenvolver a síncope característica em seu contexto musical popular”, (Cansado, 1999, p.7). Seu uso no samba talvez possa explicar a preferência adquirida por esse estilo musical em relação às demais possibilidades, como: lundu, maxixe, polca e outros, como disse Donga: “Eu tinha conseguido abrir caminho para o samba. E esse logo se impôs com a sua característica essencial, que é o ritmo sincopado, distinguindo-se de parentes mais próximos, por exemplo, como a marcha” (Sodré, 1998, p.74). De certo, a sincope rompe com a mesmice e a sensação de monotonia. Ainda Sodré: o último, o tempo fraco, que parece faltar, mas que instiga o ouvinte a dançar, a completar a ausência da marcação com o corpo. (Pio, 2007, p.1)

A SÍNCOPE DO CORPO: “O FAZ QUE VAI, MAS NÃO VAI”.

É com o samba-no-pé que podemos visualizar a versão corporal da síncope, é bem verdade que para isso é preciso que o samba seja dançado por um bom sambista. Só ele pode nos mostrar toda a ginga que o ritmo propicia, como diz Nei Lopes, ao enumerar os princípios básico para seu Grêmio Recreativo:

“Samba mesmo é um passo curto, é drible de corpo, “no faz que vai, mais não vai” é no passo largo cheio de ginga, é no balançar dos braços, é no girar constante da cabeça, mostrando um sorriso contagiante, uma combinação improvisada de movimentos que ninguém do mundo consegue fazer igual ao brasileiro”. (LOPES, 2008, p.2)

A síncope corporal é o blefe do sambista, é quando ele frustra a expectativa do observador que espera por certo movimento, que não vem, a não ser em um tempo posterior. É nesse momento que o sambista demonstra sua incrível percepção rítmica, ao manter a cadência e todo um jogo de cena malemolente, próprio desse estilo de dança e música, o samba urbano carioca.

Há hoje em dia porém, uma nova ordem causada pela “industria do samba”, com isso, a arte de “fazer-no-pé”, se perdeu no meio do imenso espetáculo que se tornaram os desfiles das grandes escolas de samba. O triste desabafo de Floriano Carvalho, no artigo de Juliano Domingues, retrata bem esse novo momento, em que a arte corporal e o talento individual do sambista deixa de ter seu valor reconhecido:
“Infelizmente o samba de enredo está descaracterizado, impuseram uma marcação alucinada que impede qualquer passista de “dizer no pé”, daí guardarmos como exemplos os sambas que marcaram época e são cantados até hoje. A ganância pela venda exagerada de fantasias incharam as alas, que para completarem o tempo exigido no desfile tem que marchar, numa triste demonstração de subserviência à indústria do chamado “show business”, totalmente alheias ao aspecto cultural, desrespeitando o trabalho dos grandes sambistas do Rio de Janeiro. Salvemos o samba de terreiro e o partido alto, a hora é essa”. (DOMINGUES, 2007, P.3)

É bem verdade, que a síncope está presente em outros estilos musicais, porém, de forma secundária, uma opção, que pode ser usada ou não. Mas no samba, ela é a própria razão de ser do ritmo, ela permeia a música o tempo inteiro. Ela torna cada interpretação únicas, a música não é tocada duas vezes da mesma forma, e é esse “descompromisso” com a mesmice que caracteriza esse estilo, que com todos os méritos se tornou o símbolo musical do Brasil, o Samba Urbano Carioca. Imune ao modismo, imune ao tempo.

SÍNCOPE: UMA EXPRESSÃO ATEMPORAL

Na segunda metade da década de 1950, uma nova experiência baseada na síncope mudou para sempre a música brasileira, tornando-a conhecida mundialmente: a Bossa-Nova. João Gilberto começou a fazer observações e experimentos a partir da forma de interpretar de alguns músicos, como diz Rui Castro: “A batida de Johnny Alf ao piano e, principalmente, a de Donato ao acordeão – como ficaria aquilo no violão?...” (Castro, 1990, p. 147). João percebe que poderia criar uma nova base rítmica, a partir da forma sincopada de tocar de Alf e Donato, e é isso que acontece. Depois de passar alguns meses recluso em Diamantina, onde com muita disciplina levou a cabo seus estudos rítmicos, volta ao Rio de Janeiro com o que ficaria conhecida como “a batida da Bossa-Nova”, que iria surpreender a todos por sua modernidade e descontração, como diz Castro: “O susto de Tom (Jobim) ficou reservado para o momento em que João Gilberto pegou o violão e o apresentou a “Bim-bom” e “Hô-ba-la-lá” (Castro, 1990, p.167). Tom percebeu imediatamente que estava ali a saída para a monotonia em que a música brasileira passava naquele momento. “Aquela batida era uma coisa nova, produzia um tipo de ritmo que cabiam todas as liberdades que quisesse tomar”, (idem).

A síncope é atemporal, não envelhece, é incólume aos modismos. Nas suas infinitas possibilidades, no seu “faz que bate mas não bate”1, estará sempre “incomodando” os adeptos da mesmice, estará sempre despertando no corpo, a vontade de dançar. Se a síncope tivesse que ter outro nome, este certamente seria: liberdade.

SÍNCOPE, O DUPLO DESENHO BANTO

Tania Maria Lopes Cansado, conclui que “rítmica Brasileira é a única que apresenta repetidas seqüências da “síncope característica”7 (terminologia usada pela pesquisadora referindo - se ao ritmo sincopado composto por semicolcheia/ colcheia/ semicolcheia) como fator comum. Este duplo desenho rítmico da síncope só foi encontrado na time-line Angolana, quando transformado em notação musical tradicional”8. (notação musical é a escrita da música em notas numa partitura).
Apesar da maior influência dos povos yorubás nos terreiros brasileiros, em termos de ritmos, esses povos influenciaram mais os norte-americanos e os cubanos, “o desenvolvimento da “síncope característica” na música popular de Cuba (Contradanças e Habaneras) e dos Estados Unidos (Ragtime) foi originado da música rítmica das tribos Yorubas e Dahomeans, negros remanescentes da Costa Oeste da África” (SILVA). Porém, “no Brasil, em especial nas colônias do Rio de Janeiro, o mesmo ritmo foi originado da música das tribos Bantus da região de Angola/Zaire, remanescentes da África Central” (SILVA).
Na virada do século XX, em conseqüência da abolição da escravatura e da decadência da cultura do café no Vale do Paraíba, ocorreu um deslocamento expressivo de negros Bantos daquelas fazendas para a cidade do Rio de Janeiro, em busca de trabalho para sobreviver. Destituídos de qualquer espécie de bens [...] chegavam por terra, pela estrada e ferro, e se localizavam nos subúrbios, tendo como núcleo as estações de Madureira e Santa Clara. (SILVA, 2003, p.15).

O que pode ser na verdade a explicação para o nascimento do “samba urbano” carioca utilizando-se da síncope nos moldes das tribos Bantus nos terreiros do Rio de Janeiro.
Os yorubás oriundos da Bahia chegaram primeiro ao Rio de Janeiro, por volta de 1870, estabelecendo-se principalmente na região portuária já que geralmente chegavam em navios. Essa etnia fundou os primeiros ranchos, mas também exerceu grande influência na formatação do samba, é nesse grupo étnico que também vai surgir o primeiro samba de sucesso gravado no Brasil.

Um comentário: